A campanha “Lacre do Bem” foi criada em 2013 por Julia Macedo, quando tinha 9 anos. Consiste em arrecadar lacres de latinhas de alumínio para vender à reciclagem e com o dinheiro arrecadado comprar cadeiras de rodas que são doadas para pessoas com deficiência.

Julia teve a iniciativa de criar o “Lacre do Bem” depois de receber um agradecimento em forma de bonequinhos de papel (origami) da Creche Tia Dolores, que cuida de crianças com paralisia cerebral, após uma doação que fez à essa instituição. Ela guardou em seu coração a vontade de ajudar mais um pouco a creche.

No início, sua ideia consistia apenas em recolher lacres das latinhas que encontrasse pelo caminho. Foi muito difícil, pois juntar tantos lacres não é tarefa simples para tão pouca gente. Mas Julia tinha determinação: fazia bilhetinhos todos os dias e entregava na escola, pedindo às pessoas que colaborassem recolhendo lacres. Foi assim que chamou a atenção de colegas, professores, amigos e parentes, ao ver que sua atitude poderia ajudar muita gente.

Depois de dois meses juntando lacres, só tinham menos da metade de uma garrafa PET de 2 litros. A mãe de Julia mostrou à ela a quantidade de lacres que haviam recolhido, no intuito de fazê-la desistir. Mas ela, com os olhos brilhando, disse: “Que tanto!”. Todos olhavam a parte vazia da garrafa, e ela a parte cheia… Essa forma positiva de ver as coisas foi uma lição muito grande para todos e o grande motivo para continuarem.

Julia e seus pais foram à escola e pediram auxílio à diretora, que aceitou o desafio na hora. Colocaram cartazes por todo lado e intensificaram os bilhetinhos para todas as famílias. E as doações começaram a acontecer…

Após esse episódio, o jornal Estado de Minas publicou sua história, juntamente com a TV Alterosa, na Série Mineiros de Ouro.

Além do Prêmio Mineira de Ouro, Julia ganhou o prêmio Bom Exemplo Cidadania 2014, promovido pela Rede Globo Minas em parceria com a Fundação Dom Cabral, a Fiemg e o jornal O Tempo. Isso serviu para alavancar ainda mais a campanha e ganhou proporções que não esperava.

É necessário a reciclagem do equivalente à 140 garrafas de 2 litros (105 quilos) cheias de lacres para adquirir uma cadeira de rodas de uso geral – ou seja, 352 mil lacres.

Outros prêmios recebidos:

– Prêmio Gentileza Urbana, promovido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-MG);
– Medalha Valores da Liberdade no 8 º no Festival Internacional Andando de Bem com a Vida.
– Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Curvelo, proposta pelo vereador Laudimir Rodrigues da Silva;
– Manifestação de Aplausos proposta pelo Deputado Wander Borges, da Assembléia Legislativa de Minas Gerais;
– Moção de Aplausos proposta pelo Vereador Coronel Piccinini da Câmara Municipal de Belo Horizonte; – Medalha do Mérito Grau Bronze Tenente Coronel João Batista de Assis da União dos Militares de Minas Gerais (UMMG);

Hoje recebemos doações de lacres de várias cidades de Minas Gerais e do Brasil (Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo, Brasília, Bahia, entre outros estados). Existem postos de coletas nos principais pontos comerciais, Shoppings e Escolas. Acesse “Pontos de Coletas” e verifique o endereço mais próximo de você.

Além de coletar os lacres, Julia, seus familiares e equipe dão palestras sobre a campanha nas escolas solidárias ao projeto. Incentivam as doações, a solidariedade, o exercício da cidadania e falam sobre a importância da reciclagem para crianças e adolescentes que se sensibilizam e adotam esta ideia de cultivar o bem ao próximo. É a corrente do bem contagiando a todos!

A solidariedade é um nobre sentimento, em gestos grandes e pequenos; o único remédio capaz de devolver e manter o equilíbrio na sociedade e dentro de nossos corações.

Fica o agradecimento a todos os corações solidários que contribuíram de alguma forma, seja com lacres, doações ou pensamento positivos, sem citar nomes, pois todas as contribuições são importantes, não importa a quantidade. As crianças precisam de bons exemplos para formar a personalidade para o futuro, que já está bem próximo.

A campanha continua enquanto tivermos doações de lacres.

Doe seus Lacres.

Que Deus abençoe a todos!